Indicado para a secura vaginal. Creme para aplicação na vagina e na pele da área genital externa.
Vagisan MoistCream é um creme branco, suave, que foi desenvolvido para ser utilizado nos sintomas de secura vaginal. Vagisan MoistCream não tem hormonas (estrogénio) e pode ser aplicado juntamente com terapia de substituição hormonal ou em alternância com cremes vaginais ou óvulos com hormonas (estrogénio). Devido à adição do ácido láctico, o creme tem um pH de 4,5. Vagisan MoistCream ajuda assim a manter o pH natural da vagina.
Para tratar os sintomas vaginais, Vagisan MoistCream deve ser inserido na vagina. O creme pode ser aplicado com o aplicador fornecido, ou sem aplicador. Se usar o aplicador, encha-o até meio (cerca de 2,5 g de creme; ver também as «Instruções para a utilização com o aplicador»). Para facilitar a inserção do aplicador, pode ser colocada uma pequena quantidade de creme na área da entrada da vagina. Se preferir não utilizar o aplicador, aplique uma porção de creme de cerca de 2 cm de comprimento na vagina com um dedo limpo. A aplicação deve ser feita diariamente, de preferência à noite antes de deitar (se necessário, utilize um penso higiénico diário). Depois de os sintomas melhorarem, é possível reduzir a frequência da aplicação, conforme necessário. Para sintomas na abertura da vagina e na área genital externa, o creme deve ser aplicado com um dedo limpo, aplicando, até várias vezes ao dia conforme necessário, um pouco de creme com cerca de 0,5 cm de comprimento. O creme pode também ser utilizado antes das relações sexuais ou durante a menstruação. Se Vagisan MoistCream for bem tolerado, pode também ser utilizado por períodos prolongados e durante a gravidez (sem aplicador; ver as «Instruções para a utilização durante a gravidez») e durante o período de amamentação.
Para aplicação em caso de sintomas de secura na vagina e na área genital externa (sensação de secura, ardor, prurido, pequenas lesões e dores durante as relações sexuais, por exemplo devido a uma deficiência de estrogénio na menopausa). Vagisan MoistCream também pode ser utilizado para facilitar as relações sexuais. Vagisan MoistCream não tem perfume. O creme tem um teor de água elevado, hidratando assim a pele da vagina e na área genital externa. Lípidos nutritivos (gorduras) ajudam a manter a pele suave.
Água, álcool benzílico, álcool cetostearílico, palmitato de cetilo, ácido láctico, octildodecanol, polissorbato 60, lactato de sódio, estearato de sorbitano.
Pode ocorrer irritação local ligeira e transitória (como comichão, ardor). Raros: podem ocorrer irritações cutâneas graves (p. ex., vermelhidão, comichão, ardor) e reações de hipersensibilidade que podem persistir por períodos mais prolongados. Se estes sintomas persistirem e não melhorarem, não continue a utilizar Vagisan MoistCream e consulte um médico. Se detetar outros efeitos desagradáveis, fale com o seu médico ou farmacêutico. Vagisan MoistCream não contém espermicidas (isto é, substâncias que neutralizam os espermatozoides) e, portanto, não protege contra uma gravidez indesejada. Vagisan MoistCream não deve ser utilizado em caso de hipersensibilidade ou alergia a qualquer um dos ingredientes. O creme não deve ser utilizado imediatamente após o parto. No caso de ter uma infeção vaginal (p. ex. fungo vaginal) não deve utilizar Vagisan MoistCream; neste caso consulte o seu médico.